A primeira grande associação de criadores de gatos de raça a reconhecer oficialmente a raça Bengal, The International Cat Association (TICA), reconhece dois padrões de pelagem (Spotted e Marbled) e diversas cores
(Brown Tabby, Seal Lynx Point, Seal Mink Tabby e Seal Sépia Tabby) para competições e campeonato. As cores Blue, Silver e solid Black, são aceitas na classe "New Breed and Color" e diversos criadores tem trabalhado intensivamente para que estas cores sejam reconhecidas oficialmente e aceitas para competições e campeonato. As pintas e as marcações podem variar de cor, de tamanho, de forma e de intensidade. A característica mais importante em ambos os padrões (Spotted e Marbled) é que as marcações devem ser muito distintas e com o maior contraste possível com a cor de fundo da pelagem. O Leopardo Asiático, o ancestral do Bengal, é considerado como sendo da cor e padrão Brown Spotted Tabby.

 

MARCAÇÕES



       A marcação spotted tabby (leopard spotted/rosetted) mostra os Bengals com as pintas dispostas aleatoriamente ou alinhadas horizontalmente. Este padrão tem como característica pintas escuras e sólidas sobre uma cor de fundo mais clara, sendo preferencialmente com um contraste extremo e muito perceptível. O tamanho das pintas pode variar de um Bengal para outro, mas grandes pintas ou rosetas bem espaçadas são consideradas ideais.

       Atualmente vários Bengals exibem maravilhosas marcações com rosetas (veja nossos machos e fêmeas) e estas rosetas são formadas por semi-círculos de pintas com o centro distintamente mais avermelhado ou suas variantes. As rosetas aparecem com duas ou três tonalidades de cores e de várias formas tais como: arrowhead , clustered , doughnut ou half-doughnut e paw print . As Rosetas são preferidas e normalmente mais valorizadas que as simples pintas, mas não necessariamente requeridas. O padrão é muito claro e aceita tanto pintas quanto rosetas. É desejável também a presença de uma faixa no queixo, bem como as distintas marcas faciais (máscara) e manchas horizontais formando uma faixa ao longo dos ombros. A barriga deve ser clara ou esbranquiçada com a presença de nítidas pintas escuras (veja nossa fêmea Bungalow Bo Derek). Este padrão ocorre em todas as cores, tais  como: Brown , Lynx, Sepia e Mink.

 

 

 

 

 

     A marcação Marbled, sendo derivado do gen "classic tabby", é caracterizada pela troca do padrão com simples pintas/rosetas para um padrão que dá a impressão de mármore. Deve ser bem diferenciado do "classic tabby ", apresentando estreita similaridade a pequenos "bull's eyes".

       Este impressionante e exótico padrão "marmorizado",apresenta manchas com distribuição aleatória e preferencialmente de forma horizontal. Este fluxo das manchas é claramente visível quando o gato é esticado ou está em movimento. Influências de marcas "Mackerel " verticais é indesejável e quanto mais horizontal for o fluxo das marcações, melhor. Este padrão mostra uma pelagem exuberante e com três ou mais nuances de cor, ou seja, cor de fundo, marcações escuras e linhas externas e mais escuras que delineiam estas marcações (veja nossa fêmea Bungalow Tagarela). Também é desejável um extremo contraste, com marcas de formatos distintos, bem desenhados e extremidades bem marcadas.A barriga também deve apresentar uma coloração mais clara e pintas escuras e distintas. Este padrão ocorre em todas as cores, tais como : Brown , Lynx, Sépia e Mink.

 

 

Cores


Brown Tabby



       Bengals de coloração Brown Tabby são os mais admirados e preferidos pelas pessoas e criadores. Eles realmente parecem verdadeiros "mini-leopardos" e tem marcas escuras (Spot/Rosette/Marble) sobre uma cor de fundo mais clara. Todas as variantes são permitidas, indo do marrom-acinzentado, amarelo, camurça,laranja, dourado, castanho e bronze. No entanto, dá-se preferência a coloração com um alto grau de rufismo tendendo ao amarelo, laranja ou bronze. As marcas podem ser verdadeiramente pretas (veja nossos machos Millwood Oliver e Bungalow Giorgio),
marrons, bronze, chocolate ou canela. São desejáveis marcas mais claras (esbranquiçadas) ao redor dos olhos, na região de inserção dos bigodes, queixo, barriga e partes internas dos membros anteriores e posteriores. A parte externa dos olhos, lábios e nariz devem ser preferencialmente delineados de preto. O nariz deve apresentar uma coloração vermelho-tijolo, principalmente nos exemplares de pelagens mais claras e as almofadas das patas e a ponta da cauda devem ser pretas.

 

 

Seal Lynx Point, Sepia and Mink Spotted Tabby Bengals


       Os Bengals "Snow" são referidos muitas vezes pelos criadores como
" Leopardo-das-neves " e apresentam três cores geneticamente diferentes:

Seal Lynk Point - Apresentam uma cor de fundo muito clara, que pode variar do marfim à cor creme. A marcação varia entre marrom-seal profundo , cinza-escuro, marrom-claro, bronze ou camurça. Devem haver pequenas diferenças entre a cor das marcas do corpo e a cor das marcas das patas, cauda e orelhas. Áreas mais claras ao redor dos olhos, região de inserção dos bigodes e queixo,são desejáveis. A cor dos olhos deve ser de um bonito e intenso azul.

Seal Sepia Tabby - Apresentam uma cor de fundo que varia do creme ao bronze-claro, devendo exibir um padrão claramente visível. As marcações apresentam uma coloração com nuances de marrom, indo até a cor escura de chocolate amargo. Deve haver pequena ou nenhuma diferença entre a cor das marcações do corpo e a cor das marcações das pontas. Áreas mais claras ao redor dos olhos, região de inserção dos bigodes e queixo, também são desejáveis. As almofadas das patas devem ser de cor marrom-escura e a ponta da cauda de cor chocolate amargo (dark seal sepia) . A cor dos olhos pode ser dourado, amarelo-esverdeado ou verdes.
Seal Mink Tabby - A cor Seal Mink é uma combinação dos genes de Siameses e Burmeses. Apresentam uma cor de fundo que varia do marfim para o creme, com marcações de tonalidade marrom-médio. A ponta da cauda deve ser de cor chocolate (dark Mink) e estes gatos apresentam olhos de cor azul-esverdeado.

 

Foto: Laryce Vidal / Bel Air Bengals - CA /EUA.

 

Outras Características


      "Glitter" é denominado quando um exemplar apresenta um alto brilho dourado na pelagem e normalmente ocorre quando este tem uma pelagem com distinto contraste e clara. Podemos observar reflexos ultra luminosos nas pontas dos pelos, fazendo com que o gato pareça estar coberto por gotículas douradas em toda a extensão do corpo. Esta magnífica característica foi descoberta e desenvolvida nos Bengals como uma desejável adição para a raça. Algumas linhagens apresentam esta marcante característica e muitos criadores trabalham para fixarem este esplêndido "brilho dourado" em seus Bengals.

 

      "Fuzzy ugly" é um estágio observado quando um lindo filhote de 3 a 5 semanas de idade e com distintas marcações começa a apresentar uma pelagem feia e sem contraste. Isto ocorre em diversas etapas do crescimento, com uma notável alternância. Alguns filhotes permanecem neste estágio de mudança na pelagem por um curto período de tempo, mas outros permanecem neste estágio por um longo tempo. Como esta fase varia de Bengal para Bengal, alguns só adquirem a coloração real e definitiva após completarem 1 ano de idade ou mais. Quando o Bengal já passou por esta fase, eles adquirem uma pelagem de coloração mais clara, brilhante e com espetacular contraste entre as marcações e a cor de fundo da pelagem. Nos felinos selvagens esta alteração de coloração da pelagem dos filhotes ocorre com freqüência e conhecemos este estágio como "camuflagem".Abaixo, você poderá constatar isto no mesmo Bengal em 2 idades diferentes.

 

  Bungalow Badaue of Thunder aos 2 meses de idade e como um jovem gato
aos 5 meses de idade.

 

 

 

 

 

 

Copyright©2003 - Bungalow Bengals - Todos os direitos reservados
Webmaster: HCAT